terça-feira, 11 de dezembro de 2018

O futuro da Ciência brasileira

http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/7771-vencedor-do-grande-premio-capes-de-tese-fala-sobre-a-conquista

Nesta 5a feira, dia 13 de dezembro, terá lugar na CAPES a cerimônia de premiação dos agraciados no Premio CAPES de Teses de 2018. Os premiados de cada área já foram anunciados em 01 de outubro e irão à cerimônia para receberem a justa homenagem pelo feito atingido. Esse Premio foi instituído há alguns anos e visa dar visibilidade à nata da inovação científica em termos de geração dos futuros candidatos a lideres de grupos de pesquisa pelo Brasil afora.

Todos os premiados a cada ano são escolhidos dentre as teses defendidas no ano anterior para cada uma das 49 áreas da Ciência, sendo a divisão estabelecida pela CAPES. Assim, é de se esperar que a lista dos vencedores contenha apenas trabalhos de excelente nível. Além disso, esse reconhecimento tem um benefício indireto de dar visibilidade à produção científica realizada em todo o país, tarefa em geral silenciosa e pouco afeita aos holofotes da mídia. A iniciativa parece estar dando certo pois o número de inscrições para esse prêmio vem subindo progressivamente, tornando o concurso ainda mais competitivo. Além do importante reconhecimento recebido, que sempre faz bem ao agraciado, haverá premiação financeira com apoios a apresentação de trabalhos em congresso e uma bolsa para estágio pos-doutoral no exterior.

Dentre as instituições de onde estudaram os 49 vencedores do prêmio deste ano há uma supremacia bastante destacada da USP com 13 vencedores, seguida de longe pela UFRGS com 5 vencedores, UFMG com 4 vencedores e PUC-RJ, UFPE e UFRJ com 3 vencedores. Além dos vencedores das áreas, existe a possibilidade de menções honrosas em cada uma das áreas. Tive a alegria de ser o orientador de uma tese que recebeu menção honrosa da área de Matemática/Probabilidade e Estatística na edição de 2014 do Prêmio.

Mas os 49 vencedores não irão à cerimônia apenas para receberem seu prêmio. A CAPES instituiu também o Grande Prêmio CAPES de Teses, onde grandes áreas pré-estabelecidas terão suas áreas agregadas em 3 grandes grupos: Ciências Exatas/Engenharias, Ciências da Saude e Ciências Humanas. Assim, esses 49 vencedores também concorrerão a esses 3 Grandes Prêmios. Cada um dos 3 premiados será agraciado com a distinção extra de ser considerado o melhor entre os melhores e além disso terá benefícios financeiros palpáveis:15 mil dólares mais um estágio pos-doutoral. Os 3 prêmios receberam o nome de personalidades científicas importantes dessas 3 grandes áreas e os seus vencedores só serão divulgados durante a cerimônia.

O prêmio da área de Ciências Exatas/Engenharias congregou 11 áreas e recebeu o nome de Luis Alberto Coimbra, para homenagear o fundador da COPPE, da UFRJ. Coimbra foi um pioneiro da Engenharia brasileira, que infelizmente faleceu em maio deste ano aos 94 anos. Assim, achei bastante apropriado que ele emprestasse seu nome a essa distinção.  A distribuição dos 11 concorrentes, os vencedores das áreas de Ciências Exatas/Engenharias foi distribuída entre USP com 4 premiados (sendo 2 do campus de São Paulo e 2 do campus de São Carlos), 2 da UFMG e 1 de IMPA, INPE, Mackenzie, PUC-RJ e UNESP. Chama a atenção que a grande maioria (7 das 11 teses) ter se concentrado em teses defendidas no estado de São Paulo. 

Eu tive o prazer de fazer parte da Comissão de seleção do premiado. O prazer foi em parte proporcionado pela alta qualificação dos outros membros da Comissão, o que facilitou a tarefa de escolha. A outra parte do prazer foi ter tido a oportunidade de conhecer de forma um pouco mais detalhada o trabalho desenvolvido pelos concorrentes. Isso nos deixou bastante à vontade por termos constatado que qualquer um dos 11 candidatos poderia ser o vencedor sem grande margem de erro. 

Todos os trabalhos traziam uma alta quantidade de novos conhecimentos de qualidade que foram gerados e que encontraram/encontrarão uma vitrine de destaque no cenário científico internacional. Também chamou nossa atenção a multidisciplinariedade dos trabalhos, com vários deles envolvendo o uso de ferramentas e técnicas não só de sua área de atuação como também de outras áreas vizinhas. Finalmente foi interessante ver várias teses gerando contribuições com resultados concretos ou em vias de serem concretizados com retornos imediatos para a sociedade. Exemplos envolveram geração e identificação de propriedades de novos equipamentos, novos materiais, novos combustíveis, novas vacinas e novos sistemas de coleta de dados e de informação. Como se pode ver, trata-se de uma gama bastante abrangente de contextos.

No final, os membros das comissões selecionadoras tiveram um dia muito agradável em Brasília, onde se pode ver um pouco do que o futuro guarda para a Ciência brasileira e a perspectiva é muito boa. Estamos conscientes que o que foi visto lá está longe de ser representativo do universo de teses produzidas no país; tivemos acesso ao topo do topo. Mas foi muito bom e promissor ver tantas teses de tão boa qualidade. Precisamos agora torcer e propiciar o ambiente de trabalho apropriado para que todo esse potencial possa encontrar seguimento e se materialize em pesquisadores com sólidas carreiras e, quem sabe, liderando grupos de pesquisa e emulando em seus colegas a ambição por alçar vôos cada vez mais altos em busca da geração de conhecimento de ponta.  

A lista completa dos vencedores de 2018 pode ser vista aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário