terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Guia do Estudante 2018

https://guiadoestudante.abril.com.br/

Foi divulgada mais uma edição das avaliações dos cursos pelo Guia do Estudante, da Editora Abril. Na área de Estatística, foram avaliados 35 cursos de graduação entre instituições públicas e privadas. O resultado de uma certa maneira reproduz o resultado da edição de 2015, que já haviamos divulgado aqui. Lá, falamos sobre essa avaliação, fazendo as devidas ressalvas. Naquele ano, cursos de apenas 5 instituições obtiveram a pontuação máxima de 5 estrelas: 3 universidades paulistas, 1 nordestina e a UFRJ. Nesta edição, houve um pequeno aumento para 6 das instituições com pontuação máxima, sendo 4 paulistas, 1 mineira e a UFRJ. 

Chama muito a nossa atenção a expressiva participação do Estado de SP na formação de alta qualidade em Estatística. Também chamou a minha atenção que 2 dessas instituições fossem na cidade de São Carlos. (As outras 2 foram as tradicionais USP e Unicamp.) Juntando com outras informações que recebo tanto da área de Estatística como de outras áreas, parece-me que essa pequena cidade está tendo destaque crescente na área acadêmica. Se ela ainda não conta com o prestígio emprestado por uma USP, na cidade de São Paulo, ou uma Unicamp, na cidade de Campinas, não deveria ser surpresa para ninguém se em breve ela comece a ocupar rotineiramente as mesmas prateleiras de destaque que essas líderes ocupam no cenário paulista.

A avaliação dos cursos de graduação em Estatística deste ano listou 35 instituições e a elas foram atribuídas as pontuações de 5 estrelas (máxima), 4 estrelas, 3 estrelas e nenhuma estrela. Não sei dizer o que fez com que instituições fossem listadas nessa última categoria. Pode ter sido por uma baixa avaliação mas mais provavelmente se deveu a  alguns requisitos não terem sido atendidos. Entre esses, podem ser citados a pouca idade do curso, a inexistência de informação junto ao mercado de trabalho ou indisponibilidade de dados por parte das instituições. A grande maioria dos cursos (30 dos 35), entretanto, foi classificada em 5, 4 ou 3 estrelas.

É interessante comparar a Estatística com algumas de suas áreas vizinhas. A Matemática exibe centenas de cursos avaliados, incluindo Bacharelados e Licenciaturas. Dentre essas centenas de cursos, apenas 21 foram algum de seus cursos contemplados com 5 estrelas, sendo 8 paulistas, 3 mineiras, 3 fluminenses, 3 gauchas, 2 paranaenses, 1 baiana e uma brasiliense. Novamente, a presença paulista se destaca embora em proporção mais similar ao tamanho da população do estado que a proporção de cursos com nota máxima de Estatística.

Já a área de Atuária teve apenas 14 cursos avaliados, sendo que nenhum obteve pontuação máxima de 5 estrelas, 7 obtiveram 4 estrelas, 3 obtiveram 3 estrelas e 4 não obtiveram estrelas. Juntando com a área de Estatística, USP, UFRJ e UFMG foram as únicas instituições a terem cursos de Atuária e de Estatística com a pontuação máxima em ambas as áreas.

A lista completa da Estatística pode ser obtida aqui e está reproduzida abaixo

5* - USP/SP, USP/SC, UNICAMP, UFRJ, UFMG, UFSCAR

4* - UFU, UFC, UFSM, UFJF, UFRGS, ENCE, UFPE, UFPA, UFPR, UFPB, UFRN, UNB

3* - UFF, UFOP, UNESP/PP, UFMT, UFCG, UFG, UEM, UFBA, UFAM, UERJ, UEPB, UFES

0* - UFPI, UFRondonia, FMU/SP, UFS, CUC/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário