terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Retrospectiva 2018

http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/9274-a-flor-da-pele-a-emocao-de-receber-o-premio-capes-de-tese-2018

Fim de ano chegando com as inúmeras festas de confraternização acontecendo. É época de balanços sobre o passado, o presente e o futuro. O StatPop não foge a essa regra e revê os temas que tiveram maior participação e maior impacto ao longo do ano. É bom deixar claro que se trata de uma avaliação essencialmente subjetiva sobre o que foi mais relevante.

Revendo as postagens do ano, tivemos um tema claramente vencedor que foi a Ciência dos Dados. Vários assuntos a ela relacionados foram tratados e talvez o ponto alto para nós tenha sido a visita do Prof. Michael Jordan à UFRJ. Jordan é um dos pesquisadores mais influente se não o mais influente dessa área. A sua visita serviu para traçar um panorama desse setor, que não para de crescer no mundo todo, mas que ainda engatinha no Brasil. Ele procurou caracterizá-lo como uma janela de oportunidades para a interação entre Estatística, Computação e Matemática. Esperemos que assim seja por aqui mas os primeiros sinais apresentam desenvolvimentos separados dessas áreas, tornando-os necessariamente mais frágeis. Vamos torcer e também trabalhar, na medida do possível, para que esse quadro seja realinhado na direção correta.

Outro tema que abalou a sociedade brasileira e foi repercutido aqui no StatPop foram as eleições presidenciais de outubro. Houve uma forte polarização da sociedade, provocando inúmeras discussões acaloradas até mesmo dentro do seio familiar com consequências ainda não definidas. Passado o período do pleito, os ânimos serenaram um pouco e houve um movimento em direção ao normal mas as sequelas ainda estão presentes. Tanta inflexão emocional teve seu peso em termos das análises das pesquisas de opinião. As rápidas mudanças de humor, potencializadas pela influência sem precedentes das mídias sociais, foram difíceis de serem captadas. Isso provocou uma série de informações desencontradas entre o que as pesquisas prévias de opinião e o resultado das urnas, especialmente no 1o turno das eleições. Acho que existem importantes lições a serem tiradas desse evento, tanto para a forma de divulgação das pesquisas como para a sua compreensão pelo grande público.

Finalmente, o último tema que merece ser destacado é a avaliação da Ciência brasileira. Fiquei surpreso com a quantidade de postagens que foi dedicada ao tema pelo StatPop neste ano. Acredito que isso possa ser um reflexo do momento que passei neste ano. O ano começou com as homenagens que recebi durante o EBEB. Teve alguns outros envolvimentos ao longo do  ano. Ao seu término, houve alguns envolvimentos em premiações a teses de jovens recém-graduados. Participei de uma comissão avaliadora de um grande prêmio nacional de teses e tive o prazer de uma sobrinha ser contemplada em outra premiação nacional de teses. Para completar o ano, ainda participei como patrono da formatura de uma turma de graduação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário