terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Estatística do Ano 2018*

https://www.statslife.org.uk/news/4026-statistics-of-the-year-2018-winners-announced

O anúncio das Estatísticas do Ano de 2018 teve um tema distintamente ambiental, uma vez que as estatísticas relativas a resíduos de plástico e o uso de energia solar surgiram como as vencedoras das categorias Internacional e do Reino Unido deste ano, respectivamente. 

As inscrições elogiadas cobrem uma infinidade de outras questões, desde a redução da "pobreza absoluta" global até o número de Jaffa cakes [NT: um tipo de biscoito tradicional do Reino Unido] presentes em seu tubo de Natal - ilustrando o fenômeno da "encolhimento".

A estatística internacional vencedora de 2018 é 90,5%: a proporção de resíduos plásticos que nunca foram reciclados. Estimados em 6,3 bilhões de toneladas métricas, acredita-se que cerca de 12% de todos os resíduos plásticos tenham sido incinerados, com cerca de 79% acumulados em aterros sanitários ou no ambiente natural (provenientes do artigo Production, use, and fate of all plastic ever made de R Geyer, JR Jambeck e K Lavender Law). 

"É muito preocupante que uma proporção tão grande de resíduos de plástico nunca tenha sido reciclada", diz o presidente da RSS, Sir David Spiegelhalter, que presidiu o painel de jurados do Stats of the Year. Esta estatística ajuda a mostrar a escala do desafio que todos enfrentamos. Foi justamente chamada de "Estatística Internacional do Ano" do RSS para 2018."

O vencedor da estatística do Reino Unido de 2018 é de 28,7%: a porcentagem máxima de toda a eletricidade produzida no Reino Unido devido à energia solar em 30 de junho deste ano. Este número surpreendente reflete o fato de que a energia solar era, embora apenas brevemente, a principal fonte de eletricidade do país - à frente do gás (proveniente da Electric Insights).

A ex-estatística nacional, Dame Jil Matheson, que também estava no painel de julgamento da SOTY [NT: abreviatura de Statistics of the Year], chamou a estatística de "uma figura muito bem-vinda". "2018 foi um ano marcante para a eletricidade gerada por energia solar no Reino Unido - assim como para energia renovável em geral", acrescentou ela.

"As estatísticas dessa lista captam alguns dos sinais dos tempos de 2018", diz o diretor executivo da RSS, Hetan Shah. "Ficamos encantados com a qualidade e quantidade das indicações deste ano - com mais de 200 recebidas". Hetan explicou o significado das inscrições vencedoras em um pequeno vídeo.

Agora, em seu segundo ano, as Estatísticas do Ano pretendem mostrar as histórias às vezes surpreendentes que os números podem nos dizer sobre o mundo. Além de David Spiegelhalter e Jil Matheson, outros jurados do painel incluem o editor de assuntos domésticos da BBC, Mark Easton, e a editora de dados do Guardian, Mona Chalabi.

Várias estatísticas surpreendentes foram selecionadas como "altamente elogiadas"; aquelas sob a categoria Internacional são as seguintes:

9,5%: a redução do ponto percentual na "pobreza absoluta" mundial nos últimos dez anos - o que significa que a proporção de pessoas que vivem nessa condição caiu para menos de metade desde 2008. (originada do Banco Mundial em 2018 e 2008).

64.946: o número de casos de sarampo na Europa de novembro de 2017 a outubro de 2018 (proveniente da Organização Mundial da Saúde).

40%: a porcentagem de homens russos que não vivem até os 65 anos de idade - a idade proposta para a aposentadoria dos homens (proveniente do Times, Independent, Guardian e da Organização Mundial da Saúde).

US$ 1,3 bilhão: o valor bateu o valor do Snapchat em um dia de um tweet Kylie Jenner (fornecido pela Reuters, CNBC, Business Insider e The Guardian).

As estatísticas do Reino Unido "altamente elogiadas" para 2018 são:

6,4%: o percentual de diretores executivos do sexo feminino dentro das empresas do FTSE 250 (proveniente do The Female FTSE Board Report 2018 da Cranfield).

85,9%: a proporção de trens britânicos que funcionaram no horário - a mais baixa por mais de uma década (proveniente do Desempenho de Trens de Passageiros e Fretes 2018-19 Q2 Release Estatístico, Escritório de Rodovias e Ferrovias).

82%: a porcentagem de todas as lojas de varejo da Grã-Bretanha que ainda estão em lojas físicas, em vez de on-line (provenientes de vendas de lojas físicas e vendas on-line com varejo on-line: agosto de 2018, Office for National Statistics).

16,7%: a redução percentual no número de Jaffa cakes no tubo de Natal da McVities [NT: tradicional fabricante britânica de biscoitos], ilustrando assim o conceito de shrinkflation [NT: neologismo inglês para representar o fenômeno de manter o preço de um produto mas diminuir o seu volume].

=====================
* - artigo publicado em 17 de dezembro de 2018 pela StatsLife, o boletim da RSS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário