terça-feira, 26 de março de 2019

Homenagem ao Ajax Moreira

Da esquerda para a direita, Helio Migon, Hedibert Lopes, Ajax e eu (Fonte: Hedibert Lopes)

Ocorreu na ultima sexta feira um seminário em homenagem ao pesquisador Ajax Moreira, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), órgão consultivo do Ministério da Economia. Ajax possui graduação em Engenharia e mestrado em Pesquisa Operacional, ambas pela UFRJ. Ele não concluiu o seu doutorado mas isso não o impediu de transitar com muita tranquilidade em ambiente de pesquisa e produção científica, eminentemente reservados a doutores, e ser muito respeitado neles. Eu mesmo sou o primeiro a reconhecer, sem nenhuma sombra de dúvida, a profundidade do seu conhecimento técnico e científico, muito acima da média daqueles que deveriam estar preparados para gerar conhecimento e produzir saber em Economia. 

Ajax começou sua carreira profissional no Serviço de Processamento de Dados (Serpro) do Governo Federal. Lá ele participou de um grupo muito forte de trabalho com excelentes profissionais, que ajudaram a fomentar seu desejo de aprender, discutir e contribuir para o avanço do conhecimento no país. Mas após alguns anos, esse grupo foi desmontado por motivos que me escapam e quase todos se direcionaram a outras instituições. A escolhida pelo Ajax foi o IPEA e acho que ele fez a escolha correta. Ajax é a personificação da pesquisa econômica aplicada neste pais.

A idéia da homenagem partiu de colegas de trabalho e da família do Ajax por ocasião de seus 70 anos, completados ainda no ano passado. Mas para contemplar as agendas dos vários colaboradores e amigos que Ajax colecionou ao longo de sua vida profissional, o evento acabou ocorrendo apenas agora, já em data bastante afastada desse seu marco pessoal. Mas culminou com a mais apropriada associação da comemoração com outra data marcante: os seus 40 anos de IPEA.

O programa do seminário contou com palestras de vários pesquisadores em diferentes áreas ligadas à Economia, principal objeto de interesse do Ajax. Mais ligados à Estatística tiveram sessões de Econometria Bayesiana/Séries Temporais e Econometria Espacial, que for organizada e coordenada por mim. Convidei para essa sessão, colegas meus que tinham interagido com Ajax e o IPEA e que tinham feito trabalhos em Estatística Espacial. Também houve uma sessão de Macro-Finanças e uma sessão de Produtividade e Mercado de Trabalho.  Além disso, houve uma palestra isolada do Ajax sobre a Reforma da Previdência.

Na minha palestra, destaquei a importância que a interação com o Ajax trouxe para minha formação profissional. Falei do orgulho que tive ao saber que o artigo do Ajax com maior número de citações até então (segundo o Google Scholar) foi um dos artigos que escrevemos juntos. Mas escolhi para falar em minha palestra sobre um outro artigo que eu considero a mais relevante contribuição científica de minha colaboração com o Ajax: o que trata de regressão multivariada espacial. Nesse artigo, discutimos diferentes formas de construir modelos de regressão com múltiplas respostas onde a componente espacial é relevante e os aplicamos a análises econômicas no Brasil. 

Ajax é um profissional ímpar, que mereceria uma postagem a parte. Sua personalidade muito forte pode assustar a muitos mas não o impede de ouvir os outros e reconhecer contrapontos à sua argumentação. Mas ela tem que ser muito boa para fazê-lo mudar de opinião! Esse seu dinamismo fez com que ele se envolvesse em um sem número de projetos com um sem número de pessoas. 

Há cerca de duas décadas, nossos caminhos se cruzaram quando formamos parte de um grupo extenso de pesquisadores que obteve apoio governamental para projetos relacionados a Economia e Estatística. Após alguns anos de contato, nossos laços profissionais se estreitaram e comecei a participar de projetos de interesse para ele. Ele começava a se interessar por Estatística Bayesiana e intuía que a adequada resolução de alguns projetos de seu interesse passava pelo uso desse ferramental.

A intuição dele funcionou muito bem para nós e pudemos escrever alguns artigos científicos que publicamos em periódicos de circulação internacional. Neles, a solução estatística para o problema econômico trazido pelo Ajax era descrita e detalhada. A combinação da intuição do Ajax com minha formação matemática deu muitos frutos. Tipicamente, eu obtinha formalmente a resposta que ele já imaginava mas não tinha tempo nem disposição para esse nível de detalhamento; sua mente já estava lá na frente, pensando em outros problemas! Algumas vezes, eu esbarrava em alguma dificuldade técnica no processo de criação e novamente a intuição dele vinha em nosso socorro para indicar possíveis caminhos.

Nossa interação profissional foi de consolidando e acabou levando também à intensificação de nossa relação de amizade. Nossas famílias se aproximaram e laços de amizade também foram criados. A intensidade do Ajax também está presente no seu lado pessoal. E isso acabou lhe rendendo bons frutos. Dos seus 4 filhos, 2 prosseguiram seus estudos em direção ao Doutorado em Economia que ele nunca completou e atualmente são professores de Economia em boas universidades americanas. 

Após o evento, houve um jantar comemorativo com os palestrantes do seminário e outros colegas, onde a foto acima foi tirada. Houve alguns pronunciamentos sobre aspectos pessoais e profissionais do Ajax que foram feitos ao longo do seminário e do jantar por vários colegas e pelos seus filhos. Gostaria de encerrar essa postagem com a fala final de minha palestra: Ajax sempre buscou o desenvolvimento teórico que pudesse ser obtido a partir de um dado problema prático mas sempre o fez com vista a resolvê-lo e generaliza-lo sempre que possível. 

Em um mundo cada vez mais voltado para o imediatismo e obtenção de resultados rápidos e fugazes, a postura do Ajax é um farol de esperança. Mais do que isso, é uma lição de como se deve fazer Ciência.

A programação completa do seminário em homenagem ao Ajax pode ser obtida aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário