terça-feira, 19 de março de 2019

International Workshop on Applied Statistics

Fonte: Organização do IWAS

Como informado aqui, estive ausente semana passada devido a uma viagem à Colômbia para participar do VI International Workshop on Applied Statistics (IWAS). Esse evento é realizado regularmente (a cada 2 anos) pelo grupo de Estatística da Universidad Santo Tomás. Esse grupo possui vários jovens e animados pesquisadores desta universidade privada pertencente à igreja católica. Eles são responsáveis por uma graduação e também de um mestrado em Estatística recentemente iniciado.

Esses workshops são eventos científicos com carater eminentemente local, onde os docentes e os alunos apresentam seus trabalhos de pesquisa. O aspecto internacional do workshop vem da presença de alguns poucos convidados internacionais. Esta edição do IWAS teve como convidados um professor peruano e um venezuelano, além da minha presença. Minha participação envolveu um minicurso em Modelos de Espaço de Estados e a palestra inaugural, intitulada Como Ser um Estatístico Aplicado. Os outros convidados também ministraram minicursos e deram palestras.

O aspecto aplicado do workshop não está presente só no seu nome. O evento teve uma forte interação com o mercado de trabalho e foi inclusive patrocinado por algumas instituições publicas, como o Banco de la Republica (equivalente ao nosso Banco Central), e privadas. Essas instituições enviaram participantes tanto para apresentar trabalhos, minicursos e palestras como também para assistir essas apresentações. O evento teve no total cerca de 200 participantes, majoritariamente jovens, e pode se perceber muita animação e interesse por parte deles.

Durante a visita, tive conhecimento que esse grupo de pesquisadores tem um programa de radio com uma proposta similar à proposta do StatPop, que é a de divulgar a Estatística para a sociedade em geral com participações semanais. Devo reconhecer que o programa de radio tem uma produção muito mais elaborada, com apoio de toda uma estrutura de cabine à prova de som, equipamentos e profissionais qualificados. Outra diferença é que o programa de radio procura dar sempre uma inclinação mais lúdica, focando mais fortemente nos aspectos pessoais dos entrevistados do que costumamos fazer aqui no StatPop.

Fui convidado a participar do programa da semana passada e isso foi um dos pontos altos de minha visita à Colômbia. (A foto acima foi tirada dentro do estudio de gravação, logo após a gravação programa, com todos os participantes.) Fui entrevistado junto com o convidado venezuelano e com um conferencista colombiano, que foi meu aluno de doutorado aqui na UFRJ. Durante a entrevista, pudemos repassar ainda que rapidamente alguns aspectos de nossa trajetória pessoal, sempre ligando com as escolhas profissionais. Particularmente gratificante foi o depoimento altamente elogioso de meu ex-aluno sobre sua experiência com aluno estrangeiro no Brasil. Também foi interessante ver algumas similaridades nas trajetórias dos entrevistados.

Apesar de curta, a viagem foi bastante agradável e intensa em termos profissionais e pessoais. É sempre gratificante encontrar um grupo interessado em aprender e conhecer mais. A organização do encontro fez de tudo para tornar minha estadia a mais confortável possível, cuidando de todos os meus traslados e outros detalhes relativos à minha viagem. Fiquei profundamente agradecido a todos eles e novamente bem impressionado com à acolhida do povo colombiano de uma forma geral. 
  
A entrevista de radio pode ser ouvida na íntegra aqui

Informação sobre o IWAS pode ser obtida aqui.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário