terça-feira, 16 de julho de 2019

IMPS 2019


A Psicometria é a área da Ciência que cuida da análise de dados provenientes de fenômenos das Ciências Humanas e Sociais. Análises de dados inevitavelmente envolvem a incorporação de incerteza e consequentemente a Estatística é uma componente muito forte de análises psicométricas. essa área tomou um impulso muito grande na 1a metade do século passado. Personagem fundamental desse avanço, Thurstone foi o criador de escalas de inteligência baseadas em análises fatoriais. Outro contribuinte muito importante para o avanço da área foi Frederick Lord, com seu trabalho de caracterização da Teoria de Resposta ao Ítem, já aludida aqui antes. 

Thurtstone fundou a Psychometric Society (sociedade internacional de psicometria) em 1935 e criou a Psychometrika, o periódico que até hoje é o principal meio de divulgação científica da área. Essa sociedade cresceu muito ao longo do tempo e vem realizando encontros anuais há um bom tempo. Ocorrerá ao longo desta semana a edição 2019 do International Meeting of the Psychometric Society (IMPS). Esse evento ocorrerá em Santiago do Chile e ocupará toda a semana.

Eu tenho trabalhos realizados na área, especialmente em Teoria de Resposta ao Ítem (TRI), que foram até apresentados em edições anteriores do IMPS mas por colaboradores. Além disso, fui criador, junto com Caio Azevedo, dos Congressos Brasileiros em TRI. Mas nunca tinha participado de alguma edição do IMPS. Essa lacuna estará sendo preenchida amanhã, quando darei minha conferência no evento.

Essa participação será paradoxal de uma certa forma, pois apresentará um estudo do efeito da poluição na saúde, já tratado aqui. (Curiosamente, a foto que ilustra a postagem sobre poluição foi tomada em um inverno de Santiago.)  Entretanto, o trabalho que irei apresentar é um exemplo de modelagem de dados através de estruturas latentes. Esse é justamente o enfoque principal da Psicometria: extração de fatores latentes para caracterizar traços latentes como inteligência ou nível de ansiedade em estudos psicológicos ou proficiência em estudos educacionais.

Apesar da diferença na área de aplicação da técnica estatística, ele é basicamente um conjunto de procedimentos eminentemente estatísticos. O foco da palestra será evidenciar as similaridades entre as aplicações, que levam ao uso de ferramentas similares. Claro que também explicarei as dissimilaridades, que caracterizam o efeito da poluição na saúde. Várias outras palestras do evento tratam de modelos similares tratando de relação entre variáveis a nível latente. Esse modelos são conhecidos como modelagem de equações estruturais (ou structural equation modeling).

Espero que a palestra seja compreendida assim pela platéia e seja uma contribuição útil para os participantes. Pretendo fazer um relato do evento em uma postagem futura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário