terça-feira, 17 de setembro de 2019

Adrian Smith é Doutor Honoris Causa da UFRJ


Em sessão realizada na última 5a feira, 12 de setembro de 2019, o Conselho Universitário da UFRJ aprovou a concessão do título de Doutor Honoris Causa da UFRJ ao Professor Sir Adrian F. M. Smith. Para chegar até o Conselho Universitário, o pedido feito pelo professor Basílio de Bragança Pereira e por mim passou pela aprovação do Departamento de Métodos Estatísticos, pela Congregação do Instituto de Matemática e pelo Conselho do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, todos órgãos da UFRJ. Além disso, o pedido foi apoiado pela Congregação da Faculdade de Medicina e pela direção do Instituto do Coração Edson Saad, também órgãos da UFRJ. 

Vale destacar que em todas essas instâncias, a aprovação do pedido se deu de forma unânime. Essa rara combinação só atesta a importância da trajetória do professor Adrian. Esse ponto foi destacado na sessão do Conselho Universitário, onde alguns conselheiros pontuaram a satisfação em formalizar essa conexão com pesquisador de renome mundial de tamanha envergadura.

Títulos de Doutor Honoris Causa são outorgados por instituições acadêmicas. Segundo a Wikipedia,  Doutor Honoris Causa "é uma locução gramatical latina (em português: "por causa de honra") usada em títulos honoríficos, não comercial, concedidos por universidades a pessoas eminentes, que não necessariamente sejam portadoras de uma graduação acadêmica (ou diploma), mas que destacaram-se em determinada área (artes, ciências, filosofia, letras, promoção da paz, de causas humanitárias etc.), por sua virtude, mérito ou serviços que transcendam famílias, pessoas ou instituições. Isto é, atingiu um alto nível de reconhecimento profissional e de feitos significativos, a ponto de ser considerado grau honorário de doutor.

Com efeito, a lista de doutores Honoris Causa da UFRJ inclui expoentes da ciência mundial como Albert Sabin (inventor da vacina contra a poliomielite), Alexander Fleming (inventor da penicilina), Claude Cohen-Tannoudji (prêmio Nobel de Física, registrado na foto acima), Konrad Bloch (prêmio Nobel de Química), e Selman Waksman (prêmio Nobel de Medicina). Mas também tem olhar eclético, contemplando artistas como Augusto Boal, Candido Portinari, Carlos Drummond de Andrade, Gabriel Garcia Marques, Heitor Villa Lobos, Mstislav Rostropovich, Oscar Niemeyer e Ziraldo e políticos e outros homens públicos como Charles de Gaulle, Desmond Tutu, Getulio Vargas, John Kennedy, Lula e Willy Brandt. Como se pode inferir da pequena amostra acima, a lista é extensa e pode ser vista aqui.

Na Estatística, a UFRJ teve apenas a concessão ao Professor Sir David R. Cox, em maio de 2000. A entrega do título foi relaizada em 28 de julho de 2000, tendo o Professor Basílio de Bragança Pereira como proponente e orador. Curiosamente, o Professor Smith ocupou o posto de Professor Titular do Imperial College de Londres que havia sido deixado vago pela aposentadoria do Professor Cox.

Estamos agora aguardando a realização da cerimônia de outorga para os próximos meses e ela será oportunamente divulgada aqui. Trata-se de momento importante para a Estatística da UFRJ e também a nível nacional pelo registro formal de uma conexão com pesquisador de tão alta relevância. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário