terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Rumo rápido para a Ciência lenta


Uta Frith é uma simpática (como ilustrado na foto acima) e extremamente bem sucedida pesquisadora sobre Desenvolvimento Cognitivo da University College de Londres, na Inglaterra. Ela tem como temas principais de pesquisa o autismo e a dislexia. Além de pesquisar, ela tem uma série de outros compromissos profissionais de destaque, como cargos de direção no seu próprio departamento, projetos de pesquisa com grupos de outros países, coordenação de seu próprio laboratório, membro da prestigiosa Royal Society (já mencionada aqui) e foi recentemente presidente da British Science Association.

Além dessas atividades estritamente no âmbito acadêmico, ela também passou a se interessar pela divulgação de seu trabalho científico para a sociedade em geral (dentro do espírito do StatPop). Esse processo parece ter tido início com o interesse da BBC pelos seus temas de pesquisa. Em função disso, ela realizou alguns documentários para a emissora estatal britânica. A partir daí, ela começou a desenvolver um blog e uma ativa conta no twitter.   

Essa introdução é apenas para contextualizar a excelência e a proficiência científicas da Profa. Frith. Quem quiser fazer uma busca na produção científica, poderá ter uma boa idéia ao visitar o seu Google Scholar e verificar seu impressionante índice h de 120, com um total de cerca de 90 mil citações! Assim, ela está longe de ser uma professora improdutiva, que defende a mediocridade na Ciência.

Mas essa professora vem externando há algum tempo preocupações com os rumos que a Ciência vem tomando nos últimos tempos. Mais recentemente, ela acaba de publicar no volume de janeiro de 2020 do periódico Trends in Cognitive Sciences (Tendências em Ciências Cognitivas, em português) o artigo com o título desta postagem. O resumo do artigo diz
"A Ciência Rápida é ruim para os cientistas e ruim para a ciência. A Ciência Lenta pode realmente nos ajudar a progredir mais rapidamente, mas como podemos desacelerar? Aqui, ofereço sugestões preliminares de como podemos fazer a transição para uma cultura de pesquisa mais saudável e sustentável."
Nesse artigo, Uta vai além do usual, que é reclamar do atual estado da Ciência, onde existe uma pressão para publicar mais, em oposição a publicar melhor. O oposto da frase anterior serve para alertar a existência de grupos usando a proliferação de artigos irrelevantes para justificar a sua ausência de produção científica. Ainda que cada vez mais diminuta, essa contra-producente postura ainda pode ser encontrada em muitas universidades brasileiras. 

Assim, é com um certo receio que trago o assunto e as proposta da professora Frith. Mas suas idéias são interessantes e merecem ser trazidas para a mesa de debates. No artigo, ela vai além de reclamar e faz propostas no sentido de combater a chamada Ciência Rápida. Essa Ciência é aquela que busca resultados rápidos e portanto mais coadunada com a produção em massa de artigos com resultados mais limitados.  

No seu artigo, ela argumenta a favor de restrições que compelissem os pesquisadores a produzir Ciência com maior qualidade. Entre essas restrições, ela inclui um limite no número de apoios financeiros e um limite no número de artigos publicados por ano. Ela chega a propor que cada autor publicasse apenas 1 artigo por ano! Obviamente, ela sabe que sua proposta é utópica e reconhece isso. Como boa comunicadora, ela sabe que fazendo propostas bombásticas trará mais atenção à sua "causa" e forçará uma maior reflexão na comunidade científica internacional.

O texto completo de seu artigo pode ser lido aqui.

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