terça-feira, 24 de março de 2020

XV EBEB

Fonte: arquivo do Hedibert Lopes

Foi realizada de 09 a 11 de março a 15a edição do Encontro Brasileiro de Estatística Bayesiana, em Maresias, no litoral norte do estado de São Paulo. Apesar de ter sido realizado ainda no início da epidemia de Covid19 no Brasil, aludida na postagem anterior, ele não escapou dos seus efeitos pelo mundo afora. Vários participantes do país e conferencistas do exterior cancelaram suas participações na última hora. Somada à desistências ocorridas anteriormente, o aspecto científico do evento sofreu perdas de qualidade inevitáveis com respeito às últimas edições do evento.

O ambiente do evento, ocorrido em hotel à beira de belíssima praia, proporcionou um pano de fundo muito agradável que pontuou todo o evento. Isso facilitou o maior desprendimento dos e uma maior interação entre os participantes. Também concorreu para isso o carater notadamente esvaziado do evento. Comparado contra os usuais 100-150 participantes das últimas edições, o total de participantes desta edição não chegou nem à metade desse total histórico. A já tradicional foto dos participantes, reproduzida acima, comprova isso.

Assim, o evento não pode ser comparado a edições anteriores em termos de densidade científica por uma simples questão numérica, justificada pelas razões acima listadas. Por outro lado, isso foi compensado por várias apresentações interessantes que trouxeram informação útil para todos os participantes. Chamou a minha atenção que o nível da maioria das apresentações estava bem interessante. O evento teve poucas apresentações sobre variações óbvias ou imediatas de teoria já existente. Isso vale em todos os níveis; não só para as conferências mas para apresentações orais e em poster, que costumam ser feitas por jovens doutores ou alunos de pós-graduação e graduação.

Aliás, a manutenção de uma boa percentagem de jovens pesquisadores que marca as edições anteriores do EBEB foi uma grata surpresa. Melhor ainda foi vê-los falando de novidades que procuravam resolver problemas relevantes e não apenas divulgar trabalhos com contribuições de menor relevância. Uma inspeção nos títulos e resumos de todas as apresentações proporciona uma clara evidência desse movimento. Teremos de esperar para ver se esse padrão se manterá ou será ainda amplificado nas próximas edições do EBEB. Esperemos que sim!

O programa atualizado do XV EBEB pode ser obtido aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário