segunda-feira, 27 de julho de 2020

Statisticians React to the News



Essa postagem é para divulgar mais uma iniciativa do International Statistical Institute (ISI), agora voltada para a discussão de como o estatístico deve se comunicar com a mídia e uma avaliação de como a Estatística deve ser tratada pela mídia. O tema é bastante amplo e contempla a questão da comunicação do estatístico com a sociedade. 

A idéia do ISI é fazer um blog com postagens semanais tendo reflexões de estatísticos ao redor do mundo sobre a comunicação de Estatística através da mídia. O nome do blog é Statisticians React to the News, que seria traduzido como algo do tipo Estatísticos Reagem às Notícias. Trata-se portanto de um blog muito similar em espírito ao StatPop, embora seja voltado mais para a questão da divulgação pela mídia formal. O StatPop tem um foco mais amplo envolvendo todo tipo de divulgação da Estatística, incluindo artigos científicos, artigos de divulgação, congressos, uso de Estatística pelas outras áreas da Ciência e também, por que não, a divulgação pela mídia tradicional.

Tive o prazer de ser convidado para fazer parte da equipe de articulistas desse blog e aceitei o desafio de imediato. Embora eu não conheça nenhum outro membro da equipe, acredito que ela deva ser bastante ampla pois demanda de postagens solicitada é de 2 por ano. Também foram aventadas outras formas de colaboração com o blog. Assim, estimo que devam ao menos algumas dezenas de membros na equipe. 

O blog acaba de ser lançado na semana passada. A postagem inicial não podia ser sobre algo diferente de uma reflexão da cobertura da mídia sobre as estatísticas da pandemia. Essa questão foi determinante para que os proponentes do blog criassem esse forum com a proposta mais ampla descrita acima. Ele serviria para que os estatísticos tivessem um espaço próprio para refletir sobre questões desta natureza. 

Assim, pareceu natural que eu propusesse minha postagem sobre algum dos vários aspectos da pandemia que tenho trazido aqui para o StatPop. Dada a natureza internacional do blog, a postagem que me pareceu mais relevante foi a postagem divulgada em meados do mes passado. Enviei uma tradução essa proposta para a editora do blog, uma pesquisadora de Estatística, responsável pela captação e adequação do material. Junto com o comitê consultivo, também formado por pesquisadores de Estatística, ela decide os temas e autores das postagens e a ordem com que eles serão tratados e veiculados no blog.

Para minha surpresa, ela gostou do que leu. Após algumas muito boas sugestões de revisão do material, o texto foi finalizado e saiu publicado hoje. Fiquei feliz de fazer parte de mais esse esforço de divulgação da Estatística, agora a nível internacional. Espero que outros textos instigadores sejam publicados e que esse blog cumpra a função para a qual foi criado e abraçado pelo ISI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário