terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Breve relato sobre a Cerimônia para o Prof Adrian Smith

A postagem da ultima semana informou sobre a Cerimônia de outorga do Título de Doutor Honoris Causa da UFRJ ao Professor Sir Adrian Smith. Essa cerimônia aconteceu na última sexta feira, 04 de dezembro de 2020, como anunciado. Ela foi inserida dentro do Colóquio comemorativo dos 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Cardiologia da UFRJ, onde Adrian foi um dos conferencistas convidados, junto com Professor Sir David Cox.

Em assim sendo, a cerimônia de outorga fugiu um pouco do seu padrão usual com togas vestidas pelos membros da mesa e pelo homenageado e por longos discursos proferidos pelas autoridades. Afinal, a cerimônia e a palestra do homenageado deveriam respeitar o tempo de 1 hora dado aos palestrantes e ter seu início (ao menos perto de) a hora prevista. Felizmente, essa parte funcionou bem e a cerimônia começou com poucos minutos de atraso e terminou antes do seu horário limite estipulado.

A cerimônia foi apresentada pelo Prof. Mauro Paes Leme, Diretor do Instituto do Coração (ICES) da UFRJ e foi presidida pela Reitora da UFRJ, profa. Denise Pires de Carvalho. A Reitora iniciou os trabalhos após receber a palavra do Prof. Mauro e foi apresentando os participantes, que incluíam o Diretor do Instituto de Matemática (IM), representado pelo seu vice-Diretor Prof. Glauco Valle, o Prof. Mauro representado o ICES e o Diretor da Faculdade de Medicina (FM). Essas unidades foram destacadas por terem sido a formuladora do pedido inicial de concessão do título (no caso do IM)  ou apoiadoras do pedido (no caso da FM e do ICES).

A seguir foi passada a palavra para que eu e o Prof. Basilio apresentassemos o agraciado da cerimônia para o público presente. Essa variação com relação à norma vigente nesse tipo de outorga é justificável. A idéia da concessão do título partiu do prof. Basílio e foi preparada por mim em conjunto com ele. Mas foi inicialmente apresentada ao IM, por ser a unidade da UFRJ onde está localizada a área de Estatística.

Em minha fala procurei destacar as conquistas realizadas pelo professor Adrian Smith e optei por fazê-lo em 2 blocos. No 1o bloco, foram destacadas suas contribuições científicas no sentido de tornar a inferência Bayesiana viável do ponto de vista prático, culminando com seu esforço científico para tornar o MCMC uma ferramental de alta aplicabilidade. No 2o bloco, foram destacadas suas várias posições de destaque com ênfase para a Reitoria do Queen Mary College e da Universidade de Londres, sua função como funcionário responsável pela alocação de toda a verba governamental para Ciência e Tecnologia no Reino Unido, seu cargo atual no inovador Instituto Alan Turing, terminando com seu cargo assumido na semana passada de presidente da prestigiosa Royal Society. Essa fala foi pontuada por alguns detalhes pessoais do meu contato com o homenageado. Confesso ter sido tomado pela emoção do momento e acredito que isso não influenciou positivamente a fluência com que desfilei meus argumentos. 



A seguir, a apresentação do homenageado foi prosseguida pelo 2o apresentador, em uma pequena quebra de protocolo, pois em geral há apenas 1 apresentador. O prof. Basilio também destacou aspectos da carreira do Prof. Smith mas focou mais em questões pessoais sobre como o conheceu na década de 70, do convite que fez para ele visitar a UFRJ na década de 80 e alguns dos outros contatos de Adrian com o Brasil. Essa apresentação foi tratada com esmero, como pode ser visto não só pela preparação prévia do texto (algo que eu deveria também ter feito) mas principalmente pelas suas medalhas acadêmicas, merecidas e orgulhosamente ostentadas por ele.  




Após seu discurso, a palavra voltou para a Reitora que fez um belo discurso. Apesar de ser de outra área, médica por formação e biofísica como pesquisadora, ela demonstrou bastante conhecimento do mundo da Ciência e das possibilidades que as suas novidades poderão propiciar para a área da Saude, chegando a mencionar sua esperança nas contribuições de Inteligência Artificial. Ela também leu um trecho de artigo na Science publicado há um século durante a pandemia de gripe espanhola e chamou nossa atenção para a similaridade com a situação atual da humanidade. 


Após o término da sua fala, o professor Adrian que até então não havia se manifestado expressou rapidamente sua gratidão, capturada no momento que a imagem abaixo foi obtida, e esboçou um gesto de agradecimento. Não ficou claro o que o protocolo previa mas a palavra retornou para o mestre de cerimônia que passou a palavra para o Sir Adrian e teve início a apresentação que o Adrian tinha gravado antecipadamente com divulgação do trabalho que está sendo realizado no instituto que ele dirige. 


Fiquei sentindo falta de um pronunciamento do agraciado mas após a exibição do video ele já não estava mais presente na sala. De todo modo, acho que foi uma cerimônia importante para a UFRJ e para toda a Ciência, incluindo ai a Estatística, brasileira.

O link para a programação completa do workshop da Cardiologia está aqui.  

A cerimônia de outorga do título inicia em torno de 3 horas e 9 minutos e se encerra em torno de 2 horas e 50 minutos. Para os apreciadores da Estatística, a 1a hora contem uma palestra de Professor Sir David Cox e a 2a hora contem uma palestra do professor Fabio Cozman da USP. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário