terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Projeto CovidLP 2021

Fonte: www.routledge.com/Building-a-Platform-for-Data-Driven-Pandemic-Prediction-From-Data-Modelling/Gamerman-Prates-Paiva-Mayrink/p/book/9780367709976

Antes de escrever qualquer frase, gostaria de desejar um Feliz ano de 2022 para todos os apoiadores/leitores do StatPop. 

Estou há mais de 1 ano sem postar e 2 anos sem retornar ao regime usual do StatPop de postagens semanais. O primeiro pedido que devo fazer é o de desculpas àqueles que se acostumaram a ler essas postagens das 3as feiras. Como todos estão cientes, a humanidade sofreu mudanças drásticas devido à pandemia de COVID-19. Várias pessoas tiveram modificações profundas nos seus hábitos tanto pessoais quanto profissionais e o StatPop não ficou imune.

Por motivos profissionais, me envolvi em inúmeros projetos interessantes e com forte impacto para a sociedade, em consonância com o compromisso deste blog. Mas o fato é que eles acabaram desviando o foco do StatPop. Um desses projetos é um outro blog de popularização da Estatística, desenvolvido pelo International Statistical Institute. Fui convidado para ser contribuinte com textos eventuais, como já havia informado aqui, sendo o ultimo publicado em fevereiro de 2021. Outro projeto fascinante é o de utilização de metodologia estatística que recentemente desenvolvemos para entender aspectos da história de ocupação da Amazônia pelo homem, desde antes da sua "colonização". Pretendo tratar desses assuntos interessantes em postagens futuras.

Mas o maior responsável pelo afastamento do StatPop foi sem dúvida o Projeto CovidLP.  Esse projeto já superou e muito as expectativas originais, quando da sua criação e segue crescendo. Ele contou em 2020 com uma extraordinária equipe de colaboradores voluntários, basicamente alunos de pós-graduação da UFMG. Em 2021, a equipe diversificou para incluir também alunos de outras instituições (UFRJ) e alunos de graduação.

Até agora, o projeto já gerou um site com informações sobre ele, um aplicativo contendo as previsões de casos e óbitos, o software PandemicLP contendo os códigos necessários para usuários reproduzirem nossas análises em seus conjuntos de dados e, mais recentemente, o livro Building a Platform for Data-Driven Pandemic Prediction: From Data Modelling to Visualisation - The CovidLP Project, publicado pela Chapman & Hall. A capa do livro é a imagem do início desta postagem

Com 382 páginas e 105 figuras ou diagramas, o livro foi publicado em setembro do ano passado, com um sumário de toda a informação gerada no projeto tanto em termos de metodologia estatística quanto em termos que avanço computacional com vistas à disponibilização de dados e de previsões. Todo esse trabalho foi realizado sobre a base gerada pela equipe de 2020, que permaneceu até início de 2021.

O projeto trabalha com uma equipe renovada de voluntários desde maio de 2021. Desde então, parte do tempo foi consumida para treinar a nova equipe para entender em que situação se encontrava o projeto e o que já havia sido atingido. Só assim foi possível habilita-los a encarar os desafios do projeto. Essa equipe também teve um desempenho exemplar e ao final do ano já podiam ser vislumbradas algumas novas funcionalidades. O projeto deverá em breve incorpora-las em breve após realizar testagem mais abrangente sobre elas. 

As mais importantes novidades serão o uso de distribuições amostrais mais flexíveis para os dados, com uma mais apropriada atribuição de incerteza nas previsões, e a recuperação da história do projeto, com a disponibilização da sequencia de previsões que o projeto gerou para cada pais/estado em um formato dinâmico. Além disso, haverá aumento de funcionalidades e do número de opções do PandemicLP. O StatPop irá repercutir esses novos avanços à medida que eles sejam alcançados.

Mais geralmente, pretendemos voltar a manter este blog ativo, com alguma periodicidade. Retomar a periodicidade semanal seria o ideal mas isso talvez seja pedir muito agora. Uma das leis da natureza é que os filhos eventualmente saem de casa/ninho e dependem progressivamente menos da tutela paterna para progredir de forma mais autonoma e viverem suas vidas. 

Isso vale também para os projetos, como o CovidLP, que funcionam como "filhos", oriundos da profissão de cada um. Esse projeto já adquiriu maturidade e o estágio atual do CovidLP já permite aos seus membros maior autonomia. Com isso, facilita ao direcionamento de parte da nossa atenção para outros projetos de disseminação da ciência que nos são igualmente caros, como o StatPop. Essa é intenção para 2022.

 

Nenhum comentário: