quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Entrevista para a UFSCar

 

Fonte: www.youtube.com/watch?v=T3vfC2WLLoY (canal de YouTube do PIPGEs UFSCar-USP)

Depois de um longo periodo afastado, voltamos aqui para divulgar uma entrevista que concedi para a UFSCar. O convite foi formulado pelo prof. Marcio Diniz durante uma participação em um congresso científico realizado em novembro do ano passado em Florianópolis. Eu estava concentrado na minha apresentação em formato poster, sentado à espera de interessados no meu trabalho de Ecologia, quando o Marcio apareceu. Para minha surpresa, ele falou da série de entrevistas que ele vinha realizando no âmbito de sua atuação na UFSCar. Aceitei na hora o convite e agendamos a entrevista pelo meio remoto para a virada do ano.

Depois de alguns desencontros, finalmente tivemos nosso encontro. Eu não sabia exatamente sobre o que versaria a entrevista mas achei ótima a possibilidade de falar sobre minha carreira. E a conversa foi exatamente assim. O Marcio foi muito afável, o que me deixou bastante confortável para divagar, ao mesmo tempo que apresentou vários desafios para reflexão. 

O material foi editado e o resultado foi divulgado aqui esta semana. Ao longo de um agradável bate-papo, o Marcio me instou a discorrer pelos mais diferentes aspectos de minha trajetória profissional e sobre a carreira de um pesquisador, sob meu ponto de vista.

Questões acadêmicas como elaboração de artigos, envolvimento com aplicações de Estatística, divulgação de trabalhos científicos, orientação de alunos, ministrar disciplinas foram todos tratados. Também tratamos do inicio de minha carreira e de perspectivas para o futuro. 

Gostaria de agradecer a oportunidade de reflexão que o prof. Marcio Diniz (cuja imagem durante a entrevista ilustra esta postagem) me proporcionou. Foi um momento muito agradável e de bastante informalidade para tratar de assuntos muito sérios e altamente relevantes para mim como pessoa e como profissional. 

Como se poderá ver da entrevista, minha postura foi mudando ao longo do tempo e essa entrevista é um reflexo de meu posicionamento nos dias de hoje. A entrevista acabou sendo mais longa do que eu imaginava mas como ficará disponível por tempo ilimitado, poderá ser assistida em episódios. Gostaria de terminar essa postagem incentivando todos a visita-la, bem como as outras entrevistas desse mesmo canal, e deixar seu feedback sobre o que viu lá. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário