terça-feira, 4 de outubro de 2016

Adiamento das Olimpíadas

http://rioolympicslater.org/

Passado o evento olímpico no Rio, vale a pena tecer reflexões sobre diferentes aspectos a ele associados. Vários problemas foram levantados sobre possíveis problemas que poderiamos ter ao sediar os jogos olímpicos. Entre eles, podemos listar a dificuldades de infraestrutura de um país subdesenvolvido, os problemas crônicos de segurança e de poluição das águas da Baía de Guanabara e da Lagoa Rodrigo de Freitas. Mas o ponto que eu gostaria de discutir nessa postagem é a relação com a epidemia do virus da Zika. 

Como já tratado aqui em postagens recentes, existe uma epidemia de Zika em curso no país com consequências nefastas para a população. Esse quadro levou um numeroso grupo de cientistas de todas as partes do mundo, inclusive no Brasil, a preparar um manifesto aberto conclamando o cancelamento ou pelo menos adiamento dos Jogos Olímpicos.  

Esse manifesto faz um levantamento bem redigido e com auxílio de dados e conclui com a imperiosidade de adiamento dos jogos. Antes de tecer comentários sobre esse manifesto, nada como recorrer aos dados. Passados os Jogos, não foi registrado um único caso de Zika em toda a cidade do Rio durante os Jogos. As toneladas de repelentes trazidos (ou comprados aqui) pelos atletas de todo o mundo permaneceram intactas na vila olímpica, conforme reportado pela imprensa local.  

O que aconteceu então? Essencialmente, ignorou-se o que é conhecido sobre infestações de mosquitos: elas diminuem fora do verão, drasticamente em alguns casos. Surpreende que esse fato notório e conhecido de todos (cientistas ou não) não tenha sido nem mencionado no supracitado manifesto. Assim, o esperado para o período dos Jogos já era uma incidência muito baixa da epidemia. Além disso, o Rio teve uma condição climática favorável com clima bastante ameno durante todo o inverno e especialmente durante os Jogos. Isso fez com que os poucos mosquitos que poderiam atormentar os participantes do evento acabassem por nem aparecer. 

As lições desse episódio são variadas. Ninguém pode esquecer dos gastos bilionários associados à realização de qualquer edição dos Jogos Olímpicos; trata-se do maior evento produzido pela humanidade. Para nós aqui, a principal lição é aquela já mencionada antes aqui: não se deve tirar conclusões baseadas em análise que consideram apenas algumas das (e não todas as) variáveis relevantes. 

2 comentários:

  1. Ola professor,

    Logo que saiu o tal "manifesto", no's publicamos uma carta esclarecendo nao so' a questao da densidade vetorial como tambem varios outros erros cometidos por Attaran et al. Algumas das idiotices ditas tem raiz na falta de compreensao em Estatistica, que talvez valha mencionar em um post futuro.

    Carta:http://memorias.ioc.fiocruz.br/recent-posts/109-zika-is-not-a-reason-for-missing-the-olympic-games-in-rio-de-janeiro-response-to-the-open-letter-of-dr-attaran-and-colleagues-to-dr-margaret-chan-director-general-who-on-the-zika-threat-to-the-olympic-and-paralympic-games

    Luiz

    ResponderExcluir
  2. Luiz, muito escalrecedora a sua nota. Infelizmente, ela não recebeu a mesma publicidade do manifesto tema desta postagem.

    ResponderExcluir