terça-feira, 20 de março de 2018

Homenagens no XIV EBEB

Helio Migon, eu e Gustavo Ferreira com a aquarela presenteada  (www.dsimagem.com)

Algumas semanas atrás, informei aqui sobre a iminente ocorrência do XIV EBEB (Encontro Brasileiro de Estatística Bayesiana) e que nesse encontro haveria uma homenagem para mim. O encontro ocorreu e pretendo fazer um relato sobre ele em postagem futura mas gostaria de falar hoje sobre a homenagem. 

Ela consistiu em uma sessão realizada no 1o dia do evento, antes do coquetel de inauguração. Essa sessão teve uma pequena apresentação, seguido da exibição de um vídeo muito bem elaborado pelo professor Gustavo Ferreira, da ENCE e ex-orientado meu. O vídeo fui meticulosamente preparado e procurou apontar tanto questões profissionais quanto curiosidades de minha vida pessoal, sempre em um tom leve e com várias pitadas de humor. Além disso, fui agraciado ao final da sessão com uma bonita aquarela, retratada na foto acima.

O vídeo foi disponibilizado no YouTube e pode ser visualizado aqui. Ele foi preparado em inglês para benefício de todos os participantes do EBEB

Esta postagem é complementada com textos de 2 ex-alunas e atuais amigas, que seguem abaixo...

1) Esther Salazar, pesquisadora do FDA (Food & Drug Administration, Estados Unidos)

Eu, Esther Salazar e Hedibert Lopes (arquivo pessoal da Esther)

Oi Dani,

Quanto tempo, não e'?

Fiquei sabendo que no EBEB vai ter uma celebração especial pelo seu 60 aniversário e em reconhecimento a sua trajetória profissional. Que legal! Eu só queria escrever uma linhas para você como ex-aluna, ex-orientanda, amiga e fã.

Em primeiro lugar, sou testemunha da sua paixão no ensino da estatística, da sua preocupação por fazer dos seus alunos os melhores profissionais, e de incentivar neles o gosto pela investigação cientifica, procurando sempre novos caminhos/métodos para contribuir com a ciência. Foi isso que percebi de você nos meus primeiros anos no DME, como aluna de mestrado, e que confirmei depois como sua aluna de doutorado. A sua capacidade intelectual, sua facilidade de passar conhecimento, combinado com seu sorriso e bom humor são características que lembro e guardo como parte importante de uma fase importantíssima da minha vida pessoal e profissional.

Muito obrigada por ter sido parte importante na vida de muitos estatísticos no Brasil e no mundo! Eu sou um de esses estatisticos que tiveram a sorte de ter compartilhado alguns anos com você na UFRJ. A saudade é grande, a saudade do Rio é grande, a saudade dos amigos que eu deixei é grande (a casa dos mestrandos em Copacabana: Leo, Gustavo, Luis, Mario, Fidel, entre outros), mas a gente faz escolhas e a minha foi voltar para casa, uma nova casa, nos EUA, com o Juan e agora com o meu filho Adrian.

Que tenha um excelente EBEB! E parabéns pelo 60 aniversario, desejo para você muita saúde e muitos anos mais de vida.

Para terminar, segue embaixo um link de uma musica que adoro, da Cassia Eller, que relata muito bem a tristeza e saudade que senti quando eu foi embora do Brasil, para começar de novo.
[Nota do blog: A música escolhida pela Esther foi Mudaram as Estações.]

Grande abraço!
Esther

2) Alcione Miranda, professora da Universidade Federal do Maranhão

Eu, Alcione Miranda, Mariane Alves e Alexandra Schmidt (arquivo pessoal da Alcione)

Ao querido amigo Dani,

Durante todo período que morei no Rio de Janeiro, convivi com pessoas maravilhosas e inesquecíveis, entre elas o Professor Dani Gamerman e o amigo Dani.

Não preciso falar do Prof Dani Gamerman, porque acredito que todos sabem do excelente profissional e pesquisador que ele é. Prefiro falar do Dani, meu querido amigo.

Embora ele seja BAYESIANO, posso dizer que na minha vida ele é FREQUENTISTA. Estamos distantes, mas com ele sempre divido meus momentos felizes, minhas angústias e dúvidas, e são dos momentos felizes que quero falar.

Tenho várias lembranças alegres com Dani, mas recebe-lo em minha residência em 2003 foi um dos momentos mais felizes. Até hoje guardo as canecas que você e Glaura usaram para o café da manhã!!!! Guardo também sua dissertação de mestrado, defendida em 1983, dedicada à Floresta da Tijuca e seu encanto. Tive a honra de recebê-la das suas mãos assim que retornei à São Luís-MA (Outubro, 2003).

Outros momentos também existiram: nossas happy hours no Rio de Janeiro, os congressos estatísticos, idas para Teresópolis e jogos no Maracanã (eu sempre torcendo contra o Flamengo!!). Tenho sempre em mente suas gargalhadas e uma de suas frases prediletas: Você se diverte, com todo sotaque carioca.

Sua amizade para mim tem um INTERVALO DE CREDIBILIDADE enorme, e nada que eu possa te dizer, poderá quantificar o tão especial que você é para mim.

Esta homenagem é mais que merecida. Gostaria muito de estar presente para dar um abraço bem arretado. Obrigada por ser o Professor Dani Gamerman e meu agradecimento de coração por seu o amigo Dani. Te adoro muito, visse!

Beijos da sua nordestina predileta,

Alcione Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário