Fonte: Wawamustats
Grupos que participo em redes sociais tem me enviado videos de toda natureza, como acredito que aconteça com a maioria de nós. Acontece que recentemente recebi videos que considerei tão interessantes que acho que merecem uma postagem. Na realidade, esses videos se auto-denominam gráficos dinâmicos, o que me parece um nome mais moderno e apropriado.
O que esse gráficos dinâmicos exibem é tão somente a evolução de gráficos de barras ao longo do tempo. Mas a forma como isso é feita também é interessante. A cada instante de tempo, um certo número de barras é apresentada, sempre ordenadas do maior para o menor. Isso faz com que se possa observar as diferentes mudanças na ordenação a cada instante de tempo, com os cruzamentos das barras. Como cada barra tem sua própria cor, é possível acompanhar as constantes mudanças.
Além desses gráficos de barra dinâmicos, existem outras configurações possíveis, como retângulos mas acredito que as barras são a melhor forma de fazer comparações. Elas podem ser melhoradas, com a inclusão do valor do índice sendo medido, a inclusão da bandeira do país sendo representado, etc.
Um grupo particularmente prolífico na geração desses gráficos dinâmico se denomina WawamuStats. Você pode visitar os gráficos gerados pelo grupo no YouTube, onde também é possível fazer doações e adquirir status especial na visualização. Alguns exemplos do WawamuStats incluem o gráfico acima onde se pode acompanhar a ascensão e quada dos países em termos de produção (e riqueza) ao longo dos anos. É particularmente interessante ver a recente proeminência da China a partir da virada do século.
Um grupo de jovens bioinformatas seguiu caminho similar ao criar o CSBL.com. Lá são disponibilizadas inúmeras fontes de informação de Biologia Computacional. Esse grupo contem vários latinoamericanos e brasileiros e trata de todo tipo de divulgação científica, a partir de artigos. Eles divulgam também material didático e congressos na área. Eles também produzem gráficos dinâmicos como os da Wawamu.
Achei muito interessante o gráfico dinâmico que eles prepararam do número de artigos científicos associados às diferentes doenças. Particularmente interessante é observar a ascenção meteórica dos artigos sobre AIDS que começam a aparecer a partir de 1985, chegando a atingir o topo da lista em 1990, quando o tema de infecção por HIV começa a aparecer e supera AIDS cerca de 5 anos após e a partir daí AIDS despenca e chega a sair do gráfico.
Eles lembram um pouco o Google Trends, que tem o propósito similar de falar sobre relevância de temas a partir de alguma forma de aparição. No caso do exemplo do CSBL, a relevância de uma doença era representada pela incidência de artigos sobre ela. No caso do Google Trends, a relevância de um tema é uma medida da incidência de menções sobre ele.
Mas a grande vantagem dos gráficos descritos nos parágrafos anteriores com respeito aos exibidos pelo Google Trends é o seu aspecto dinâmico. Isso é fundamental para capturar as tendências temporais que eles apresentam em comparação com eventos similares, sejam eles a riqueza de um país no 1o exemplo ou importância de uma doença no 2o exemplo.
Recomendo a visita a esses gráficos e seus respectivos sítios na internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário