terça-feira, 21 de maio de 2019

Prêmio Mahalanobis




https://en.wikipedia.org/wiki/Prasanta_Chandra_Mahalanobis

O prêmio Mahalanobis é um prêmio concedido pelo International Statistical Institute (ISI) a cada 2 anos para um estatístico de um país sub-desenvolvido que tenha trazido contribuições importantes para o avanço da Estatística. Para nossa alegria, acaba de ser anunciado que o premiado deste ano será o chileno Reinaldo Arellano-Valle. Antes de falar sobre meu colega Reinaldo, é oportuno falar um pouco sobre quem foi Mahalanobis.

Prasanta Chandra Mahalanobis é um estatístico indiano que ficou muito conhecido pela definição de uma distância entre distribuições, que ele propos em 1936. Essa medida é muito utilizada para classificação de dados multivariados. Apesar da quase centenária, essa medida ainda é muito usada e serve pelo menos como base para alocação de observações de múltiplas medições em grupos ou conglomerados. 

Mas para a Estatística indiana, tão importante quanto essa distância foi a influência política que Mahalanobis tinha. Graças à sua desenvoltura junto a políticos, ele conseguiu viabilizar a criação do Indian Statistical Institute (coincidentemente, com a mesma sigla ISI) no início dos anos 1930, junto com um promissor grupo de estatísticos indianos, interessados no avanço científico da área. Esse instituto desempenhou um papel fundamental para o avanço da Estatística na Índia. Ele forneceu o ambiente e os recursos necessários para que esse grupo desenvolvesse suas pesquisas e pudesse formar novas gerações de jovens estatísticos nos anos seguintes, colocando a Estatística em um patamar muito acima do usual no quadro das áreas da ciência.

Assim, Mahalanobis personificou em sua trajetória um misto de habilidades que constitui o máximo que se pode esperar de um pesquisador: excelência na sua produção científica e comprometimento na administração da ciência. Some-se a isso o fato dele ter desenvolvido essas atividades no cenário mais adverso de um país com escassos recursos. Assim, ele parece ser um nome apropriado para ser emprestado ao prêmio criado para homenagear estatísticos de países ainda em desenvolvimento.

O professor Reinaldo teve sua formação completada com o doutorado aqui no Brasil no final do século passado. Seu trabalho de tese foi em distribuições elíticas, onde ele cuidadosamente elencou propriedades e resultados teóricos. Sua pesquisa prosseguiu na mesma linha mas subiu de patamar. Ele foi progressivamente acumulando contribuições relevantes no estudo de distribuições elíticas e suas extensões para acomodar assimetrias. Além disso, ele foi agregando trabalhos de formação de alunos de pós-graduação e aumentando sua lista de colaboradores internacionais. 

Essa dedicação ao ensino e à pesquisa de mais de três décadas acabou sendo reconhecida e premiada pela ISI. A lista completa de premiados em edições anteriores pode ser vista aqui. Vale destacar que, apesar da difícil competição com outros centros do 3o mundo com mais tradição em Estatística, a America Latina vem despontando com destaque, tendo sido contemplada em 4 das 9 edições até agora.

O anúncio do ISI  para o Prêmio concedido pode ser vista aqui com apresentação da justificativa da escolha do premiado em função de sua extensa lista de contribuições para o avanço da Estatística. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário