terça-feira, 4 de junho de 2019

Para onde caminha a Estatística?

https://www.statslife.org.uk/newsletter/2019/conference-bulletin-30-5-19.html

Apesar do título abrangente, esta postagem é motivada por (e uma reflexão sobre) um assunto bem específico. Todos anos a Sociedade de Estatística britânica (RSS) realiza seu encontro anual para troca de informação e divulgação de novidades. Um dos aspectos mais importantes de um encontro científico é a sua lista de conferencistas convidados. Essa lista revela o tom que a organização pretende dar ao evento. E a relevância dessa lista é aumentada pela proeminância da RSS no cenário internacional. Junto com a sociedade de Estatística americana (ASA), são indubitavelmente as duas associações nacionais mais importantes, como já falamos aqui.

[Vale destacar que a ASA também realiza encontros anuais com os mesmos objetivos da RSS. Entretanto, a quantidade de associados da RSS é muito menor que a da ASA, refletindo as respectivas quantidades de profissionais e pesquisadores de Estatística nos 2 países. Como consequência, o encontro anual da ASA também é muito maior que o encontro anual da RSS. Isso faz com que seja muito mais difícil analisar as tendências gerais de eventos da ASA. Daí a nossa preferência nesta postagem pela mensagem do encontro da RSS.]

A lista de conferencistas do encontro da RSS de 2019, que acontecerá no início de setembro em Belfast apresenta 8 nomes. Desses 8 nomes, apenas 2 conferencistas ostentam aquele perfil tradicional de pesquisadores produtivos de Estatística. Outros 2 conferencistas são estatísticos que estão envolvidos com atuação em órgãos governamentais britânicos. Mas o maior contingente de conferencistas é de profissionais dedicados à comunicação e divulgação de dados, com perfil de jornalistas.

Essa preocupação com a forma de lidar de forma adequada com a crescente massa de informação disponível nos dias de hoje e a profusão em larga escala das chamadas fake news. O site da instituição de afiliação de um dos conferencistas enfatiza exatamente este último ponto, quado diz "sorting fact from fiction" (separando fato de ficção, em português).

Outro ponto que me chamou a atenção foi o direcionamento do evento a estatísticos e cientistas de dados. Em tempos passados não havia esse foco por se tratar de um evento obviamente voltado para estatísticos. O surgimento de Ciência de Dados parece ter trazido a preocupação de contar com profissionais e pesquisadores dessa nova área.

É oportuno pontuar que essas novidades não estão restritas à organização e à divulgação do evento. Uma inspeção ao programa do congressos nos outros trabalhos que estarão sendo apresentados mostra uma correspondência da sociedade britânica com o que dele espera ou imagina a diretoria da RSS. Vários das sessões de comunicações estão voltadas para comunicação de resultados e para ciência de dados. Obviamente também estarão presentes sessões de comunicações sobre tópicos mais tradicionais, como estatística médica, estatística para meio ambiente, teoria estatística, estatísticas oficiais, estatística para a industria e finanças.

A página do evento pode ser vista aqui.

A programação completa pode ser vista aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário