terça-feira, 29 de maio de 2018

Estatísticas do ano de 2017

https://twitter.com/kimkardashian/status/825580660337283073?lang=en

A postagem da semana passada foi mais uma postagem do StatPop que falou sobre qualidades da Royal Statistical Society (RSS), a associação que congrega os estatísticos do Reino Unido. Atualmente essa sociedade é presidida por Sir David Spiegelhalter, que também já foi elogiado aqui no StatPop em função de recente visita que ele fez ao Brasil. David foi elevado ao posto de presidente da RSS e aceitou essa tarefa pela sua atuação na divulgação de Estatística para a sociedade britânica.

E foi dele a inciativa de criar a eleição das estatísticas do ano no Reino Unido e no mundo. Essa eleição tem o objetivo explícito de ajudar a divulgar a Estatística através do aumento de sua compreensão pela sociedade em geral. A primeira edição dessa indicação ocorreu em 2017 e foi decidida por um painel com 7 membros, que incluiu o próprio presidente da RSS e um jornalista da BBC, enfatizando o carater de divulgação dessa inciativa.

As estatísticas vencedoras dessa edição foram
  • estatística britânica do ano:  0,1%, representando a percentagem do Reino Unido com área densamente construída. Área densamente construída tem mais de 80% de cobertura do solo de forma não natural. Essa estatística foi escolhida pela surpresa que ela causa. O Reino Unido um país com área diminuta (um pouco menor que a de um estado brasileiro, Rio Grande do Sul) mas densamente povoado (6 vezes menos povoado que o Rio Grande do Sul). Assim surpreende que a taxa de ocupação densa do território seja tão baixa.  
  • estatística internacional do ano: 69, representando o número médio de americanos mortos por cortadores de grama por ano. A relevância dessa estatística está na comparação com a média de 2 americanos mortos por terroristas imigrantes islâmicos. Novamente, o aspecto que distingue a estatística escolhida foi a surpresa que ela causa quando comparada a estatísticas de temas tão sensitivos atualmente, como terrorismo.
Essa estatística foi viralizada no início do ano passado por Kim Kardashian, uma personalidade do mundo da mídia internacional. No tweet dela (reproduzido acima), foram listadas várias outras médias anuais de mortes de americanos como 31 mortes por raios ou 737 mortes ao cair da cama. A iniciativa dela era uma crítica ao banimento da entrada de imigrantes de alguns países muçulmanos pelo presidente Trump. 

Outras estatísticas também receberam menções honrosas mas sem dúvida a estatística que mais atraiu atenção foi sem dúvida a estatística internacional. Não pela estatística em si mas pela comparação com uma estatística tão relevante nos dias de hoje. Uma das críticas mais divulgadas foi veiculada via twitter pelo escritor e estatístico Nassim Nicholas Taleb. Ele tweetou: "as 2 variáveis NÃO são comparáveis estatisticamente. Seu cortador de grama não está tentando te matar."

Considero plausíveis tanto os argumentos a favor quanto os argumentos contra a comparação. Eles foram sistematizados em textos publicados na edição de fevereiro da 2018 da revista Significance. Mortes causadas por máquinas tem uma natureza diferente da natureza de indivíduos. Além disso, a comparação toma implicitamente como base toda a população americana. É sempre útil fazer comparações de riscos após padronizar pela população efetivamente em risco. Somente pessoas que manipulam esses equipamentos ou seus familiares próximos estão em risco de morte por cortadores de grama. Da mesma forma, só pessoas em grandes centros urbanos estão em risco de morte por atentados terroristas. Essa padronização está longe de ser trivial mas facilitaria um pouco mais que essa comparação fosse aceita.

A nota da RSS divulgando o resultado da indicação dessa estatísticas pode ser lida aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário