terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Escola de Ciência dos Dados no Rio de Janeiro

Fonte: Nade - UFRJ

Começou ontem e vai durar toda esta semana, de 18 a 22 de fevereiro, a 1a Escola de Ciência dos Dados da UFRJ. Essa Escola terá cursos intensivos sobre assuntos diretamente ligados à Ciência dos Dados. Isso envolve software específico da área (Python) e de tópicos de Estatística mais comumente utilizados em aprendizado de máquina, como técnicas de classificação e de formação de conglomerados (clusters, em inglês) e de análise de séries temporais. Os cursos serão ministrados por professores (e terão monitoria de alunos de doutorado) do Instituto de Matemática da UFRJ.


Após a realização de Escola, na semana seguinte ocorrerá o 1º Workshop de Estatística e Matemática em Inovação, também na UFRJ. Esse workshop segue uma tendência recente de trazer problemas reais de empresas, cuja solução possa envolver o uso de técnicas de Matemática, Estatística e/ou Computação. Essa iniciativa já vem sendo posta em prática por algumas instituições acadêmicas no exterior há algum tempo e mais recentemente vem sendo utilizadas no nosso país também.
https://cienciadedadosufrj.wixsite.com/page

Isso ajuda a explicar o sucesso que essa Escola teve antes mesmo de seu início. O número de inscritos, com várias centenas de solicitantes, supera em muito a capacidade prevista para o evento. Ele mostra também o inegável interesse que esse tema vem recebendo, como já pontuado aqui no StatPop em algumas oportunidades. [Para comprovar isso, basta procurar a expressão "ciência dos dados" no painel de busca no canto superior direito de sua tela.]

A forma de organização desse tipo de workshop se inicia com alguns problemas previamente selecionados e trazidos pelas empresas e apresentados aos participantes do workshop. Sob a coordenação de docentes da instituição acadêmica e sempre que possível com a participação de profissionais das empresas, participantes do workshop são instados a utilizar seu expertise prévio aliado ao expertise adquirido ao longo da Escola.

Recentemente foi postada aqui uma inciativa com essa mesma intenção de avanço da Ciência através da interação entre indústria e academia. Essa iniciativa era mais estruturada (envolvendo várias universidades de prestígio internacional) e com horizonte de mais longo prazo (organizada em uma nova instituição voltada exclusivamente para esse fim). O Brasil ainda tem avanços muito incipientes na interação industria-academia mas são inciativas como esta que podem viabilizar o caminho para que essa interlocução seja pavimentada em bases mais sólidas e permanentes. Todos só temos a ganhar com isso! 

Maiores informações sobre a Escola e o Workshop podem ser obtidas aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário