terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Estatística do Ano de 2019



Assim como foi feito em 2017 e 2018, o StatPop repercute a divulgação, feita no final do ano passado, do resultado da competição realizada anualmente pela Royal Statistical Society (RSS): a estatística do ano de 2019. Essa competição teve início em 2017 e tem todos os rigores de uma competição com prazos e formatos para submissão de propostas, comitê julgador, etc mas tem uma função mais lúdica de divulgação da Estatística para o público em geral. Considero bastante interessante esse resgate em plena era dominada pela tecnologia do aspecto mais básico da Estatística: os dados.

A estatística vencedora na versão internacional foi 72,6 anos. Essa estatística é a expectativa méida de vida ao nascer da população mundial e foi compilada pela Our World in Data, da Universidade de Oxford. Essa estatística foi escolhida por representar um ponto importante que a RSS julgou merecer destaque: a humanidade está vivendo mais do que jamais viveu. Como referência comparativa, a RSS divulgou que o valor da mesma estatística para o ano de 1950: 45,7 anos. Isso representa um aumento anual de cerca de 5 meses por cada ano, numa clara demonstração de melhora no nosso tempo de vida.

A estatística vencedora na versão nacional (britânica) foi 58%. Essa estatística é a proporção de britânicos em pobreza relativa em domicílios contendo trabalhadores. Ela foi compilada pelo Institute of Fiscal Studies, uma entidade autônoma do Reino Unido voltada para pesquisa sobre dados econômicos. Essa estatística foi escolhida por exibir um aumento preocupante na proporção da população britânica em condições desfavoráveis economicamente. Esse aumento foi de 10% para uma janela de 13 anos (de 2004 para 2018).

Além dos vencedores, a premiação destacou algumas menções honrosas tanto a nível nacional quanto a nível internacional. Entre elas, podemos destacar a estatística 54 mortes por 1000. Ela foi obtida através de dados compilados pela Organização Mundial de Saude. Essa estatística reflete a diminuição do número de mortes de crianças com menos de 5 anos, de 93 mortes em 1990 para 39 mortes em 2018. Esses números podem em princípio parecer altos. Mas vale relembrar que se trata também de uma medida global, mais impactada pelas regiões mais pobres do globo, onde nascem mais crianças. De todo modo, ela reflete um aumento na qualidade de vida da população mundial, em direto alinhamento com a estatística vencedora na competição internacional.

Vale também destacar a estatística 10,3%, que recebeu menção honrosa na competição nacional. Ela exprime a porcentagem de carros híbridos ou elétricos registrados a cada ano no Reino Unido e foi compilada pela Sociedade de Produtores e Comercializadores de Veículos (SMMT, na sigla em inglês) do Reino Unido. Ela adquire maior relevância ao refletir a quebra inédita da barreira dos 10%, ocorrida em novembro do ano passado. Outro aspecto positivo foi o substancial aumento com respeito à fatia de 6,8% do mercado que esse tipo de veículo possuía no ano anterior (2018). Um maior detalhamento para os diferentes tipos de veículos é dado na tabela abaixo. A estatística contemplada destaca uma saudável tendência dos dias atuais de buscar cada vez mais a utilização de produtos menos poluentes e mais ecologicamente aceitáveis.  


Como já disse, o principal aspecto desse prêmio me parece ser a valorização da matéria prima em análises de dados, ou seja, os dados. Um aspecto secundário que acho interessante é a valorização dos fornecedores dessa matéria prima. Assim, a competição propiciou contato com as diferentes fontes dos dados agraciados. Muitas vezes não temos conhecimento sobre todas elas e essa iniciativa ajuda a expandir nossa rede de conhecimentos dessas bases e aumenta nossa capacidade de exploração das diferentes fontes de dados.

A divulgação do prêmio pela RSS pode ser vista aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário